segunda-feira, 22 de outubro de 2012

DIVÓRCIO


SEMINÁRIO KERIGMA

Alunos:
Aglair Pereira
Valquíria Dias
Patrícia dos Santos



Trabalho sobre o Divórcio



INTRODUÇÃO

      O tema do nosso trabalho é o divórcio. Este tema é bem atual e de grande interesse. A célula básica da sociedade, (à família) está em crise. Para realizar este trabalho e para saber as razões de um aumento brutal do divórcio consultamos a “Wikipédia”, o “IBGE”.
     Com a consulta de sites da internet pudemos obter informações complementares, tais como os motivos que originam o divórcio atualmente, os efeitos do divórcio.

   DESENVOLVIMENTO  

      O divórcio é a suspensão da convivência conjugal com motivos bem definidos que originam a ruptura no seio do casal. Divórcio, do latim “divortium”, derivado de “divertere”, em português significa separar-se. O divórcio é um rompimento legal e definitivo do vínculo de casamento civil.
      Existem três formas de dissolução do casamento: o divórcio, a anulação e a morte de um dos conjugues.
      Os bens do casal ficam sujeitos ao regime de bens, bens adquiridos ou comunhão de adquiridos.
     Muitas vezes os motivos que vão levar ao divórcio são a incompatibilidade de temperamento, a intransigência, a infidelidade e a irritação.
     Entrar com um pedido de divórcio nem sempre é uma atitude fácil, mas muitas vezes é necessária.
     O divórcio teve um aumento significativo desde 2008, quando foi facilitada a separação no cartório.

Motivos que originam o divórcio

    Embora possa não parecer, o casamento ainda continua a ser o que era. As pessoas quando casam ainda acreditam no “Até  que a morte os separe” e ainda tem como principal objetivo a busca da felicidade.
Os primeiros sinais de desencanto surgem com  incompatibilidades de feitios que são acentuados pelo convívio entre os membros do casal; o desequilíbrio na divisão de tarefas; quando o casal começa a entrar na rotina e os problemas econômicos. Outro dos problemas muito frequentes e que podem minar a vida de um casal é a falta de diálogo e as constantes discussões.

Efeitos do divórcio

 O divórcio é um momento muito triste na vida de uma pessoa. A pessoa passa por um momento de luta, que pode originar depressões e angústia. Na época de divórcio as pessoas passam por mudanças constantes do humor.

O divórcio produz uma série de efeitos próprios tais como:

}  Depressão
}  Revolta dos filhos
}  Desestruturação da família
}  Infelicidade
}  Problemas financeiros

As principais causas do divórcio

}  Rotina
}  Infidelidade
}  Diferença de culturas
}  Falta de amor
}  Falta de sexo
}  Problemas com os filhos
}  Problemas econômicos
}  Violência familiar
}  Falta de comunicação
}  Falta de respeito
}  Alteração de personalidade (irritação)

Filhos no divórcio

O divórcio altera profundamente a vida das crianças. Muitas vezes, as crianças numa situação de divórcio alteram o conceito de família, perdem a intimidade com um dos pais e sentem-se abandonadas.

Conclusão

O casamento passou de uma instituição à preservar, a qualquer custo para uma relação que dura enquanto as pessoas se sentirem felizes. Hoje em dia, o que preocupa as pessoas é o seu próprio bem-estar dentro da relação. Como podemos verificar há uma mudança de mentalidade, que realça o bem-estar pessoal e que acha que esse mesmo bem-estar vai originar a felicidade familiar.

Fontes de consultas
}  Wikipédia
}  Site IBGE


Nenhum comentário:

Postar um comentário